- Área: 150 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Palatina é um palacete construído no centro de Lisboa, em meados do séc. XX, com projeto da autoria do Arquitecto Carlos Rebelo de Andrade, ao estilo Português Suave.
Tendo sido originalmente desenhado para servir o propósito de uma habitação unifamiliar, foi convertido, já nos anos 00, em quatro apartamentos distintos.
O Apartamento Palatina I ocupa o primitivo piso nobre da mansão, onde se situavam as áreas sociais – hall, escritório, bilhar, saleta, salão, copa, casa de jantar, estufa fria – e desfruta da ostensiva magnificência da sua amplitude, materiais e detalhes decorativos.
O cliente pretendia modernizar o apartamento, e reforçar a domesticidade que o poderia tornar habitável, conservando a sua estrutura espacial e materiais de revestimento, através de operações contidas e pontuais.
O desafio resultou numa intervenção acupuntural.
A estufa fria converteu-se num espaço exterior, permitindo a entrada de luz natural no sombrio extremo nascente do apartamento, e resultando numa sensata contenção da área de salas. Conservou-se o arrebatador painel de azulejos oitocentistas, agora convenientemente iluminado, dando-lhe merecido protagonismo através da minimização e transparência da transição interior/exterior.
A cozinha e casas-de-banho foram alvo da mesma estratégia capilar, através da atenta integração de novos equipamentos e do desenho de estruturas coniventes com os pavimentos de pedra e paredes de azulejos existentes.